Como tirar passaporte sozinho: passo a passo

Aprenda como tirar seu passaporte sozinho com esse passo a passo detalhado, com dicas e valores, para emitir seu documento de viagem da forma mais fácil e rápida possível.

Qual a primeira coisa na sua lista ao planejar uma viagem internacional? O que levar na mala? Onde visitar? O que comer? Quanto dinheiro levar? 

Essas preocupações sempre passam na nossa cabeça quando decidimos viajar. Mas antes mesmo de pensar para onde ir, você precisa de um passaporte válido em mãos. É um item indispensável na sua checklist de viagem se está pensando em explorar o mundo além das nossas fronteiras, mesmo que não seja obrigatório para entrar no seu país de destino.  

Quanto mais cedo o processo for iniciado, mais rápido você poderá retirá-lo e decolar para o seu destino. Só que o processo de emissão pode parecer complicado para quem nunca tirou seu passaporte, ou para quem tirou há muito tempo e está com ele vencido.

 Mas pode ficar tranquilo que neste post vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre como tirar seu passaporte sozinho com todos os passos explicados e atualizados, para evitar qualquer erro e consequentes atrasos, e seguir viagem sem preocupações.

Confira o passo a passo para tirar o passaporte sozinho:

1. Separe a documentação necessária para tirar o passaporte

Para dar início ao seu processo você deverá ter em mãos:

  • Documento de identificação original (pode ser RG, CNH, carteira de trabalho…) 
  • CPF;
  • Certificado de naturalização (caso for brasileiro naturalizado); 
  • Foto 5×7 colorida e de fundo branco para crianças menores de 5 anos;
  • Certidão de casamento (em caso de alteração de nome) 
  • Passaporte anterior ainda válido ou com visto que seja válido (caso tenha);

2. Preencha o formulário on-line

 Com os documentos em mãos, entre no site da polícia federal e preencha o formulário online para Nova solicitação de passaporte. A primeira aba é de Dados Pessoais; preencha todos os campos necessários, com atenção para os campos obrigatórios marcados com (*).

 A próxima aba é para preenchimento do seu documento de identificação, que deve ser o mesmo que será apresentado no dia do seu atendimento presencial, certidão de nascimento (caso seja menor de 12 anos sem documento de identificação aceito na ‘lista de documentos’) ou certidão de casamento/separação/divórcio (em caso de alteração de nome), e a situação do seu passaporte.

 A aba seguinte é de Dados Complementares,como endereço, profissão e e-mail. E por último a Revisão de Dados: confira atentamente se todos os dados foram preenchidos de forma correta, pois qualquer erro pode implicar em atraso no processo de emissão. Então é só declarar que os dados estão corretos e enviar o formulário.

3. Pagamento da taxa

Depois de enviar seu formulário, será gerado um número de protocolo (não se esqueça de anotar, é muito importante!) e um boleto GRU no valor de 257,25 (janeiro de 2023). É possível realizar o pagamento no seu banco de preferência, agência lotérica, aplicativos de celular, cartão de crédito ou pix. 

O boleto tem um prazo de vencimento de vinte dias, e sem o pagamento não é possível agendar o seu atendimento presencial. Após o vencimento, é necessário emitir um novo boleto.

4. Agende seu atendimento presencial

Depois de confirmado o pagamento do boleto GRU você voltará ao site da polícia federal para agendar o seu atendimento presencial. Para agendar é necessário o número do protocolo, CPF e data de nascimento.

 Agende no posto da polícia federal mais próximo, e uma dica de expert: os postos em shoppings geralmente são mais tranquilos do que os postos em aeroportos! 

6. Compareça no local, data e horário agendados

Chegue com 15 minutos de antecedência com os documentos do passo 1 em mãos. Além disso, leve seu passaporte anterior, se ainda estiver válido ou possuir algum visto e o comprovante de pagamento do boleto, caso ocorra algum problema. 

Mais uma dica de expert: é aqui que vão tirar a sua foto, e não pode ter cabelo tampando as sobrancelhas. Lembre-se disso na hora de se arrumar! 

como tirar o passaporte sozinho passo a passo
Folha com detalhes do agendamento e informações da entrega do passaporte.

7. Aguarde seu passaporte ficar pronto

 Depois disso tudo é só aguardar! Você receberá um papel com todas as orientações da entrega do passaporte, mas geralmente o prazo é entre 6 e 10 dias úteis, e você pode acompanhar o andamento pelo site com o número do seu protocolo.

 Assim que estiver pronto, será atualizado no site e você poderá ir retirar no mesmo posto que você fez o seu atendimento. O passaporte deve ser retirado em até 90 dias (a partir do dia do atendimento presencial) e somente pelo titular, no caso de menor entre 0 e 11 anos será entregue a um dos genitores ou responsável legal, e menor entre 12 e 15 anos acompanhado de um dos genitores ou responsável legal.

É obrigatória a apresentação em via original dos documentos de identificação, e não é necessário marcar horário. Tome cuidado com o prazo para retirada, após os 90 dias seu passaporte será cancelado com total prejuízo da taxa.

Prontinho! Agora você já tem o seu passaporte!

Viu como é simples tirar seu passaporte sozinho, sem dor de cabeça e burocracia?

O passaporte é o documento que todo viajante tem orgulho de ter e exibir sua coleção de carimbos de imigração e seguindo esse passo a passo você terá seu passaporte em mãos o mais rápido possível, e logo estará embarcando na sua viagem dos sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *